Inteligências artificiais generativas, como ChatGPT ou Copilot, representam uma verdadeira inovação para diferentes setores. E isso também se aplica ao mundo jurídico. Com elas, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia conseguem obter grandes ganhos de produtividade.
Quer entender melhor como aplicar essa tecnologia no Direito? Então, confira abaixo 10 hacks para sua rotina jurídica com ela.
1 - Desenvolva uma biblioteca de prompts
É possível criar uma biblioteca de prompts, que são os comandos dados para a ferramenta, a fim de otimizar os pedidos no dia a dia. Isso é importante porque as palavras e o modo como eles são feitos tendem a influenciar bastante o resultado obtido.
Além disso, com solicitações pré-prontas, é só ajustá-las ao que precisa. É algo que significa uma importante economia de tempo.
2 - Dedique tempo para pensar configurações personalizadas
Elaborar configurações específicas ajuda essas plataformas a concederem respostas mais adequadas às expectativas. Ao questioná-las a respeito de algo, busque deixar bem explicado o contexto da situação, que tipo de solução é esperada como resultado e em que formato de texto você gostaria que esse retorno fosse dado.
Assim, é fácil obter tanto ideias criativas em bullets para superar um desafio como obter um longo artigo explicando a solução para um problema técnico.
3 - Faça resumo de documentos longos com a IA
Há ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, que podem providenciar resumos de documentos longos. Isso é válido porque traz um ganho de tempo expressivo, uma vez que sintetiza as principais ideias do conteúdo em poucos segundos.
4 - Transforme documentos em diferentes formatos de redação
A fim de aumentar a produtividade de colaboradores do escritório ou departamento jurídico, é possível aproveitar essas tecnologias para produzir um conteúdo e um formato baseado em informações dispostas em outro estilo.
Por exemplo, o Copilot e também o ChatGPT conseguem criar atas a partir de anotações de uma reunião.
5 - Use as ferramentas de IA para tradução
Superar barreiras linguísticas com praticidade e de modo ágil pode ser um verdadeiro desafio. No caso de pesquisas jurídicas, pode ser interessante contar com ferramentas de IA generativa para ajudar na tradução de documentos. Ainda que eventualmente possa haver imprecisões, é algo que auxilia no entendimento mais geral de determinados conteúdos.
Essas tecnologias conseguem até mesmo ter algum sucesso para fornecer contextos, o que é um suporte interessante na hora de adentrar em uma cultura diferente.
6 - Reformule questões em busca de precisão
Seja para elaborar questões, obter insights, escrever e-mails longos ou gerar outros conteúdos, um recurso interessante é apresentar questões com diferentes vieses para a ferramenta de IA. Isso permite que você e ela pesquisem outros pontos de vista, o que possibilita aumentar a segurança em relação ao dado obtido.
Aproveite as informações para criar uma análise crítica. Eventualmente, falhas de argumentação nesse tipo de tecnologia se colocam de modo consideravelmente óbvio.
7 - Aproveite extensões para otimizar o dia a dia de trabalho
Algumas ferramentas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, podem ser usadas por meio de extensões. Essa é uma vantagem que ajuda a deixar o dia a dia de trabalho mais prático.
Por exemplo, há os plugins para navegadores, como Chrome e Firefox. Elas possibilitam o acesso a IA sem que seja necessário abrir uma nova aba. O recurso ChatGPT for Google mostra respostas dessa plataforma ao mesmo tempo em que exibe retornos do motor de busca durante as pesquisas.
Existem ainda integrações com plataformas de mensagens, como o Slack, que sugerem complementos para respostas, ajudam a encontrar informações específicas em uma conversa e produzem resumos de diálogos.
8 - Crie situações de capacitação com ajuda da IA
A IA está apta a ser uma ferramenta valiosa para a formação e capacitação de novos advogados. Ela pode fornecer treinamento personalizado, simular cenários de casos e oferecer feedback detalhado sobre o desempenho dos trainees, por exemplo.
Isso pode acelerar o processo de aprendizagem e ajudar colaboradores a se tornarem ainda mais proficientes.
9 - Utilize essas plataformas para pensar melhor o atendimento ao público
Ferramentas com essa tecnologia são bastante úteis para ajudar a aprimorar a experiência do cliente. E essa contribuição pode se dar de diferentes maneiras.
Por exemplo, elas servem de suporte para pensar questões frequentes de clientes e possíveis respostas a elas. Por outro lado, também trabalham como integração em plataformas de chatbot, providenciando um meio de comunicação efetivo e ágil para contratantes sanarem questões básicas.
10 - Cheque sempre os dados obtidos
Por mais tentadora que seja a praticidade dessa inovação, é imprescindível ter em mente que plataformas de IA generativa são muito novas e ainda passam por aprimoramentos.
Então, sempre cheque informações obtidas a partir desses recursos antes de utilizá-las em documentos importantes. Muitos dados disponibilizados ainda são vagos e imprecisos. Além disso, eventualmente apresentam erros, já que se abastecem a partir de fontes que podem estar equivocadas.
Por fim, uma recomendação: não compartilhe informações sigilosas com tecnologias abertas. Utilize-as apenas para fins mais abrangentes. Os conteúdos que são alvo das conversas podem servir para treinamento da plataforma, expondo algo sensível a acessos não autorizados. Compartilhar esse tipo de dado compromete a ética profissional e a confiança do cliente.
Seguindo esses hacks, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos conseguem aprimorar a produtividade de diferentes maneiras.
Texto retirado do site da Thomson Reuters
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