Buscar

Saber a lei é a única habilidade exigida de um advogado? Não mais

Atualizado: Nov 18


Muito além de conhecer a legislação, o advogado do futuro precisa ter outras habilidades. Saiba mais no artigo!


Na prática jurídica, o advogado se depara com uma série de desafios diferentes. Um dos principais é acompanhar as mudanças na legislação, compreendendo como elas impactam na dinâmica social.


Contudo, de acordo com especialistas, muito além de conhecer e dominar a lei, os profissionais do direito precisam desenvolver habilidades de eficácia pessoal, como gerenciamento de relacionamento e inteligência emocional. Cada vez mais, essas características são parte da formação mais essencial do advogado, ultrapassando até mesmo a lei.


Isso não quer dizer que as habilidades jurídicas tenham se tornado menos importantes ou mais fáceis de adquirir. É claro que os profissionais jurídicos ainda precisam aplicar a lei com perícia. Contudo, agora eles precisam fazer isso enquanto também desenvolvem sua inteligência emocional e habilidades de negócios.


Neste artigo, mostramos como o suporte da tecnologia pode ajudar o advogado a conduzir o escritório jurídico com sucesso.


Aproveite o conteúdo!


Prática jurídica: novas habilidades, tecnologia e ferramentas certas


Coaching e mentoria certamente podem contribuir muito para o aprimoramento profissional do advogado. Mas, atualmente, é possível fazer muito mais com o suporte da tecnologia no escritório jurídico.


As soluções inovadoras contribuem para que os profissionais do direito consigam estabelecer uma prática jurídica mais eficiente, eficaz e produtiva.


É aí que a tecnologia legal entra em cena e potencializa o desempenho do escritório jurídico. Os advogados podem recorrer às novas ferramentas e aos recursos específicos para o jurídico para gerenciar seu trabalho, otimizar a condução dos processos e desenvolver novas habilidades.


Em vez de gastar horas ou dias tentando acompanhar as atualizações jurídicas em constante mudança, eles podem contar com tecnologia jurídica confiável para fazer isso por eles. Assim, passam a ter mais tempo e energia para se concentrar em outros aspectos importantes da prática jurídica.


Escritório jurídico: operação eficaz com tecnologia legal


Algumas empresas sistematizam as questões de modo que todos sigam essencialmente o mesmo processo. Profissionais jurídicos usam centenas de mapas de processos legais e operacionais, bem como ferramentas de automação e plataformas de colaboração que reduzem o esforço manual.


O HighQ, nova solução da Thomson Reuters, é uma plataforma segura e intuitiva que simplifica a rotina de escritórios jurídicos de forma colaborativa, para potencializar a sua produtividade e inovação.


Com a solução, o escritório jurídico melhora a organização interna, o alinhamento entre os profissionais e a colaboração entre todos os envolvidos.


A ferramenta traz uma série de recursos e funcionalidades que facilitam a gestão das tarefas e projetos, com alto nível de integração e segurança. A solução estimula o compartilhamento e o engajamento, a partir do uso dos recursos de automação e da criação de portais customizados, simples e acessíveis.


RT Prime: conhecimento jurídico ao alcance do advogado


No seu dia a dia, os profissionais do direito costumam utilizar diversas fontes de conhecimento na busca por conteúdos que apoiem o trabalho, como pesquisas em portais especializados, livros e revistas.


Sem dúvida alguma, quem busca conhecimento jurídico nas melhores fontes de conteúdo, sai na frente e se diferencia em um mercado altamente disputado.


Sabendo disso, para orientar o advogado do futuro, a Thomson Reuters criou o RT Prime, a melhor maneira de consumir conteúdo jurídico especializado.


A solução apresenta aos profissionais uma inovação no consumo de material jurídico. A partir da realização de uma assinatura mensal, o advogado passa a ter acesso a um conteúdo especializado e confiável, que pode ser consultado em uma única plataforma.


Com a qualidade e tradição editorial de mais de 100 anos da Revista dos Tribunais, o RT PRIME é dividido em três categorias de assinatura, que proporcionam experiências diferentes:


RT PRIME Livros: garante que você mantenha uma biblioteca atualizada com títulos relevantes. O advogado recebe um livro físico em casa todo mês.


RT PRIME Revistas: acervo completo e especializado ao alcance do advogado do futuro. Acervo com mais de cinco anos de conteúdos inovadores e indispensáveis, acessados de maneira fácil e rápida.


RT PRIME Digital: é a assinatura de livros online que oferece ao advogado a chance de navegar pelos títulos jurídicos em qualquer dispositivo, não importa onde se esteja.


A tecnologia legal apoia a eficácia pessoal


Não existem atalhos para a eficácia pessoal. Habilidades de relacionamento interpessoal, inteligência emocional e uma mentalidade empreendedora são desenvolvidos ao longo da vida. Os advogados aprendem com mentores, com as experiências e, claro, com o conteúdo técnico disponível na rede.


Por isso, ter acesso a um serviço completo como o RT Prime faz toda a diferença. Com acesso ao conteúdo de qualidade, clientes e advogados se beneficiam de um conhecimento denso e técnico, que melhora a qualidade dos processos, tornando-os mais claros, objetivos e assertivos.


Advogado: é possível complementar as habilidades de prática jurídica com a ajuda da tecnologia


A advocacia eficaz sempre será um esforço humano, mas existem áreas claras onde a tecnologia pode apoiar os humanos prestando um serviço jurídico excelente, em todas as áreas de desenvolvimento.


Novos avanços tecnológicos podem ser incorporados à rotina da prática jurídica, tornando o trabalho do advogado mais consistente, produtivo e eficaz. A tecnologia, cada vez mais, aparece como uma aliada do profissional que pode aumentar o desempenho do escritório jurídico.


Texto retirado do site da Thomson Reuters