top of page
Buscar

Revolucione a sua prática jurídica em 2024




O início de um novo ano é o momento ideal para traçar metas e se preparar para os desafios que estão por vir. Para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, a organização e o planejamento eficazes são essenciais para garantir um futuro produtivo e bem-sucedido.


Todos os colaboradores podem colaborar para esse resultado e, a fim de auxiliá-los nessa jornada, trouxemos algumas práticas para alavancar a sua prática jurídica em 2024.


A importância do diferencial tecnológico


O Brasil é conhecido por ter a maior quantidade de advogados por habitante em todo o mundo. Isso sinaliza um mercado extremamente concorrido, onde a eficiência nem sempre é o suficiente para se destacar. Precisamos estar sempre atentos para não diminuir suas posições no mercado.


Buscar um diferencial em meio a tantos players é um desafio considerável. No entanto, a tecnologia pode ser uma parceira interessante nessa empreitada. Com os avanços em diversos recursos nos últimos anos, ficou mais simples otimizar agendas, organizar profissionais e fazer pesquisas jurídicas, por exemplo.


Agora, será que contratar ferramentas modernas para obter um melhor desempenho é o suficiente? Abaixo, listamos alguns motivos que nos levam a crer que precisamos ir além.


Planejamento e tecnologia


Apenas adotar recursos modernos sem um critério objetivo pode não auxiliar tanto quanto o necessário. A tecnologia colabora de maneiras bastante variadas com o sucesso de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, mas quais ferramentas de fato agregam vantagens competitivas?


Ou seja, antes de optar por qualquer ferramenta é fundamental que haja uma compreensão dos objetivos em 2024. Para tanto, determine:


  • A identidade, missão, visão e valores do time, se esse é um detalhe que ainda precisa ser aprimorado;

  • O público-alvo;

  • Procedimentos e fluxos de trabalho que serão implementados;

Ao obter respostas para esses aspectos, torna-se mais simples compreender quais são as ferramentas que vão contribuir melhor para o desenvolvimento de um trabalho alinhado aos objetivos do negócio.


Parceiros estratégicos


Eles fazem toda a diferença e devem ser um de seus focos em 2024. Parceiros escolhidos a dedo têm o potencial para otimizar muito as atividades, já que servem de suporte para trabalhos que não são a atividade-fim do time.


Isso tende a trazer como benefícios a maior produtividade, redução de problemas e erros, e economia de tempo dos advogados, que passam a ter tempo para focar no que são realmente especializados.


Comunicação


Sendo essa uma das soft-skills mais demandadas do mercado, a busca pelo desenvolvimento de habilidades de comunicação é uma pauta bastante discutida também no meio jurídico.


Seja para explicar termos de mercado ou um novo processo, realizar uma apresentação, enviar um e-mail ou defender uma nova ideia, o cotidiano do Direito demanda mais do que uma boa oratória. A didática é, mais do que nunca, fundamental.


Contar com o apoio da tecnologia para apresentar informações de forma transparente e automatizada não apenas agiliza processos, por meio da automação, como também democratiza o acesso da informação para todos os envolvidos.


Escalabilidade


A escalabilidade é uma tendência que se alcança naturalmente ao investir nos campos mencionados anteriormente. Ou seja, entender os objetivos do escritório de advocacia ou departamento jurídico e encontrar tecnologias que ajudem a atingi-los, trabalhar a comunicação e buscar parceiros estratégicos é essencial para conseguir clientes exponencialmente.


Agora, é muito importante ter em mente que agir é muito importante, mas é essencial mensurar resultados dessas atividades realizadas. Só assim é possível verificar o que deu certo e aquilo que pode ser aprimorado.


Tecnologia e Legal One como diferencial estratégico


Um software jurídico colabora de diferentes formas para que profissionais do Direito consigam alcançar diferenciais de modo mais prático e simples. Com o Legal One, da Thomson Reuters, você consegue acompanhar frentes variadas de modo global como, por exemplo:


  • Acompanhamento em tempo real das informações de todos os seus processos, prazos e compromissos;

  • Automação de relatórios e análises;

  • Acesso a análises preditivas, permitindo a identificação de tendências e riscos potenciais com base em dados históricos.

O Legal One está disponível em três pacotes diferentes, para atender a diferentes necessidades. E, se preferir, há ainda módulos adicionais que podem ser contratados separados, como o Legal One Analytics e o Workflow Smart.


Vale destacar que o Legal One oferece conformidade com as principais leis de proteção de dados do mundo, possui certificação ISO 27001, com auditorias feitas semestralmente, e conta com integração com mais de 200 órgãos e tribunais de todo o Brasil.


Além disso, a solução dispõe de acesso direto com o time de suporte, para solucionar questões técnicas ou dúvidas de uso, sem custo adicional ou franquia de horas de atendimento.


Texto retirado do site da Thomson Reuters

bottom of page