top of page
Buscar

Por que implementar uma linguagem simples no Direito?


Conhecimento e comunicações bem embasados não necessariamente precisam ser compartilhados por meio de um linguajar de difícil acesso. Esse é um entendimento que vem ganhando espaço no universo jurídico.


O tema ganhou ainda maior relevância quando abordado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, em seu discurso de posse. O diálogo bem compreendido, como pontuado pelo magistrado, é essencial para melhorar a interlocução do Judiciário com a sociedade.


É válido ressaltar que não se trata apenas de estilo de escrita, por exemplo, mas de uma resposta à necessidade urgente de tornar o Direito compreensível para um público mais amplo.


Para propor uma reflexão a respeito de qual é a importância da linguagem simples no Direito, nós preparamos este artigo.


Importância da linguagem simples no Direito


A linguagem simples no Direito é de enorme importância porque serve para que todas as pessoas que lidam com o universo jurídico consigam, com facilidade, encontrar, compreender e utilizar as informações que precisam.


As instituições judiciárias já começaram a se empenhar para colocá-la em prática. É o caso, por exemplo, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que implantou em 2022 um conjunto de práticas, instrumentos e sinais para transmitir informações de forma objetiva.


Para alcançar o objetivo de tornar acessível os dados para todos que lidam com o mundo jurídico, é necessário dedicar atenção a alguns detalhes, que serão abordados a seguir.


Acessibilidade e compreensão


A revolução em direção à linguagem simples é um farol para a acessibilidade. Quando documentos e contratos são redigidos em termos compreensíveis, a barreira entre juristas e leigos é reduzida.


Essa acessibilidade, além de propiciar inclusão, é uma medida fundamental para empoderar todos os cidadãos com o conhecimento de seus direitos e deveres legais.


Por exemplo, contratos em linguagem simples abrem as portas para uma compreensão mais ampla por parte dos contratantes de escritórios de advocacia ou de um departamento jurídico. Essa mudança colabora para a democratização da informação.


Empoderamento


A linguagem simples não serve apenas para transmitir as informações de um modo melhor. Ao compreender completamente a linguagem legal, os clientes e as partes envolvidas em um processo conseguem participar ativamente.


Essa possibilidade fortalece a relação cliente-advogado, além de também nutrir uma base sólida para a tomada de decisões informadas.


Nessa situação, há um empoderamento que não se refere somente a um indivíduo. Trata-se da construção de uma sociedade onde o conhecimento jurídico é um poder compartilhado.


Ao facilitar a compreensão de suas comunicações, os advogados tornam-se não apenas defensores legais, mas também facilitadores de uma comunidade informada.


Redução de ambiguidades e conflitos


A ambiguidade pode levar a desentendimentos que geram litígios legais. A linguagem simples se coloca como uma ferramenta para reduzir a incidência dela, agindo como um escudo contra interpretações conflitantes e mal-entendidos.


Como a Thomson Reuters contribui para uma linguagem mais simples


Aplicações da empresa apresentam grande sucesso em conseguir compilar grande quantidade de informação e disponibilizá-la de modo acessível e prático.


Assim, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos se tornam mais aptos a reunir esses conteúdos para transformá-los em recursos efetivos para a superação de desafios jurídicos, inclusive já em uma linguagem simplificada.


Impacto na eficiência e produtividade


A Thomson Reuters, líder em soluções jurídicas, não apenas abraça a mudança de uma mudança de linguagem.


A acessibilidade nas aplicações da organização não está apenas nas palavras em si, mas também em viabilizar a forma como elas são apresentadas por meio do Visual Law, que possibilita a disposição de uma ampla quantidade de dados de modo simples de compreender.


Além disso, com treinamentos especializados, a companhia se mantém na vanguarda da revolução dos processos legais. Ou seja, trabalha a otimização e a modernização dos trabalhos tradicionais.


É importante ter em mente que, em uma era onde a comunicação objetiva é a chave para a compreensão, a linguagem simples se coloca como um recurso interessante para desconstruir a complexa paisagem jurídica. Acessibilidade, empoderamento e a prevenção de conflitos são os pilares dessa abordagem.


Quando escritórios ou um departamento jurídico resolvem abraçar a linguagem simples, não apenas há a democratização do acesso à justiça, mas também existe o fortalecimento da espinha dorsal do sistema jurídico.


A Thomson Reuters quer continuar a ser uma parceira de líderes visionários de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos para gerar uma transformação significativa do universo jurídico. Com o esforço conjunto de todos, o futuro tende a ser ainda mais transparente e acessível para todos os que demandam acesso à justiça.


Texto retirado do site da Thomson Reuters


bottom of page