top of page
Buscar

O trabalho remoto nas decisões imobiliárias dos escritórios de advocacia


À medida que o impacto geral do novo normal no setor jurídico continua a ser sentido, uma área que já começou a ser alterada - talvez irreversivelmente - é como os escritórios de advocacia consideram seus compromissos imobiliários hoje e no futuro.


Na verdade, o cenário de mudança visto nos últimos meses, que rapidamente aumentou a adoção do trabalho remoto, levou muitas empresas a repensar quanto gastam na locação e manutenção de imóveis e se esses valores seriam melhor redirecionados em investimentos, especialmente os em tecnologia que suportam o trabalho em casa.

Conheça mais sobre o assunto ao ler este post.


Novas demandas pedem necessidades inovadoras


Segundo o “Global Office Impact Study”, realizado anualmente pela Cushman & Wakefield - líder global no setor de imóveis comerciais - os escritórios de advocacia esperam uma redução de 20% ou mais com custos imobiliários nos próximos anos.

O estudo também prevê, em 2022, um crescimento de 50% na vacância de escritórios comerciais em todo o mundo.

E, para muitos escritórios jurídicos, isso significa modificações profundas. O mesmo levantamento apontou que, dos 700 escritórios de advocacia dos EUA que foram consultados, 93% preparavam mudanças nos locais de trabalho, com 24% descrevendo essas transformações como drásticas.

São dois os fatores que levam os líderes dos escritórios de advocacia a refletir:

  1. Avaliação da equipe jurídica, verificando quais são os colaboradores que desejam permanecer preferencialmente em trabalho remoto;

  2. Quantos advogados retornarão, uma vez que será esse número que ditará quantas pessoas serão necessárias para compor a equipe de suporte.

Atualmente, os custos imobiliários são a segunda maior despesa fixa que os escritórios de advocacia enfrentam, atrás apenas dos salários. E, claro, qualquer redução é muito bem-vinda.

A transformação na utilização do espaço


O que acontece hoje nos escritórios jurídicos é uma nova utilização dos espaços imobiliários. Isso por conta, principalmente, dos incentivos ao trabalho remoto.

Colaboradores em home office custam menos do que os que trabalham em escritório, o que vai ao cerne de como o trabalho remoto terá maior influência sobre como os escritórios de advocacia configuram seu espaço físico no futuro.


A tendência, com certeza, é de diminuir o tamanho dos escritórios justamente para abrigar apenas os que não desejam trabalhar em casa - seja todos os dias ou apenas algumas vezes por semana.


Outra possibilidade é a de compartilhar escritórios com outras empresas, criando verdadeiros hubs advocatícios. Esses espaços oferecem toda a infraestrutura necessária para o trabalho, além de terem como vantagem a estimulação da colaboração e adoção de novos conceitos e tecnologias.

Tecnologia é essencial para o trabalho remoto


O setor jurídico há algum tempo entendeu a necessidade de uma entrega rápida, capacitada e menos dispendiosa de seus serviços. E em um futuro com mais pessoas em home office, é necessário fazer mudanças profundas na maneira de se trabalhar, levando em conta principalmente a transformação digital.


A primeira delas é deixar no passado os sistemas jurídicos on-premise, instalados no servidor da empresa. Como os envolvidos irão acessá-los fora do escritório?

É necessário acreditar na implantação de soluções modernas baseadas na nuvem. Além de poderem ser acessadas em qualquer lugar, o time técnico do escritório jurídico não precisa se preocupar com atualizações futuras ou em manter seus sistemas de registro.

Se o receio é de que as informações confidenciais e sensíveis possam estar ao alcance de qualquer pessoa, tranquilize-se. Com um sistema cloud, os arquivos e informações são mantidos em um servidor isolado e seguro. Medidas de segurança adicionais também podem ser implementadas, como protocolos de logon único (SSO) ou uma rede virtual privada (VPN), reduzindo consideravelmente o risco de arquivos serem destruídos ou roubados.

Como o home office pode se revelar um ambiente 'inóspito', acidentes podem acontecer e horas de trabalho serem perdidas. Ao ter acesso a um sistema baseado em nuvem não há perigo, já que os dispositivos conectados podem automaticamente fazer o backup de arquivos de casos, e-mails ou registros digitais.

Conte com a parceria confiável da Thomson Reuters


A Thomson Reuters investe e oferece hoje a tecnologia do amanhã, melhorando a eficiência das tarefas e a produtividade da equipe. Ao utilizar as soluções de um parceiro confiável é possível ter mais organização, colaboração e acesso às ferramentas de qualquer local e a qualquer momento.

Os sistemas também são capazes de se integrarem com todas as plataformas já utilizadas dentro do escritório. Os processos se tornam mais simples e intuitivos, com dados podendo ser compartilhados de forma segura.

Conheça como podemos ajudar:


HighQ


Até o mais alto nível de escritório jurídico pode ter a sua eficiência comprometida sem organização e colaboração. O HighQ é uma plataforma focada na prática jurídica capaz de resolver desafios complexos ao potencializar as atividades de um escritório jurídico, estabelecendo processos e estimulando a integração.

Primeira e única plataforma voltada para a rotina jurídica, com ela é possível combinar, de maneira única, fluxos de trabalho automatizados e um gerenciamento de documentos seguro com as melhores ferramentas sociais corporativas.

O HighQ é capaz de oferecer uma experiência diferenciada e transparência com o cliente, ajudando a conquistar e reter negócios. Com ele, o seu escritório estará capacitado para ter maior eficiência, agilidade e competitividade.

Será mais simples trabalhar de uma maneira inteligente, mesmo com uma rotina complexa, colaborando com colegas internos e oferecendo serviços mais responsivos, transparentes e valiosos.

Legal One


Para alcançar os melhores resultados é preciso ganhar escala e produtividade. Tenha uma rotina automatizada do futuro hoje ao utilizar o Thomson Reuters Legal One, a solução que se adequa à realidade de todos os escritórios jurídicos.


Garanta a eficiência e produtividade para transformar a prática jurídica e centralize todas as operações do escritório em um único lugar. Otimize tempo e ganhe expertise, eficiência e produtividade.


Sistema robusto, é dotado de recursos inteligentes para otimizar operações com muitas particularidades, gerenciar equipes e tomar as melhores decisões estratégicas.


Fornece acesso à informação de maneira otimizada, simples e assertiva. Disponibiliza o conteúdo do selo editorial Revista dos Tribunais e da biblioteca digital ProView, que facilita buscas produtivas e direcionadas em todas as áreas do Direito.

Outra grande funcionalidade da ferramenta é o Legal One Analytics. O recurso permite a compreensão de panoramas passados e realidades atuais, realizando a projeção de cenários futuros.

Primeiro módulo de Business Intelligence desenvolvido para o setor jurídico, integra as mais avançadas soluções de analytics com inteligência jurídica e traz eficiência na gestão de performance da carteira de processos.


Texto retirado do site da Thomson Reuters

bottom of page