Entenda o que é e como o workflow auxilia na rotina do seu escritório de advocacia por meio da padronização de fluxos de trabalho personalizados.
Organização, transparência e constância nos procedimentos devem ser a base administrativa para o sucesso de um escritório de advocacia. Além disso, manter uma equipe qualificada e a excelência na prestação do serviço ao cliente também são fatores essenciais.
Para isso, é fundamental que os gestores de escritórios de advocacia adotem procedimentos internos que minimizem os riscos, otimizem o tempo e melhorem a eficiência das operações realizadas nas suas rotinas jurídicas. E um dos meios mais efetivos para isso é o workflow.
Mas o que é Workflow?
O workflow consiste em uma organização do fluxo de trabalho em toda a operação jurídica. Esta estruturação ocorre desde a captação até o término de uma atividade, mapeando processos internos para entender toda a operação.
Com isso, é possível efetuar melhorias na qualidade do serviço, diminuir custos e aumentar a produtividade por meio da padronização de procedimentos e a definição de cada atividade. Assim, o gestor sabe o caminho que cada atividade vai percorrer, os profissionais responsáveis pela operação e como será o desenvolvimento de cada uma delas.
Além disso, a aplicação do workflow no seu escritório de advocacia contribui na:
Simplificação de processos e operações;
Aumento da produtividade dos colaboradores;
Agilidade da conclusão de tarefas;
Redução do número de erros;
Melhora do controle de prazos de entrega;
Melhora da comunicação interna;
Melhora da colaboração entre os profissionais;
Promoção de uma cultura organizacional;
Diminuição do volume de gastos.
Por que implantar o workflow no seu escritório de advocacia?
Independente do seu modelo de negócio ou do tamanho do seu escritório jurídico, a implantação de fluxos personalizados vai trazer os benefícios citados acima.
Só vale ressaltar que, apesar dos significativos resultados, a implantação deste modelo exige tempo e investimento, já que cada escritório jurídico precisa adaptar o workflow de acordo com as suas próprias demandas e particularidades – e isso não é uma tarefa fácil. Porém, o retorno que a criação de um fluxo de trabalho traz ao escritório de advocacia é permanente, assim como o retorno do investimento.
Mas para você começar a introduzir o conceito do workflow em sua rotina e perceber os benefícios que ele pode trazer para o seu escritório jurídico, é que nós desenvolvemos o Workflow Smart, um módulo do Legal One que traz 3 fluxos de trabalho predefinidos e que podem ser aplicados à realidade de qualquer escritório de forma simplificada.
Assim, você começa a introduzir esta prática na sua realidade para compreender melhor seu funcionamento e, posteriormente, pode vir a criar o seu próprio fluxo de trabalho personalizado com mais assertividade.
O que é o Workflow Smart?
O Workflow Smart é um módulo exclusivo do Legal One que oferece 3 fluxos de trabalho predefinidos e de aplicação imediata, independentemente do modelo de negócio do seu escritório jurídico.
Ele foi pensado e desenvolvido pela equipe da Thomson Reuters, que com anos de experiência no setor jurídico, conhece a fundo as necessidades dos advogados. Com tanto conhecimento, conseguiu padronizar 3 fluxos de trabalhos muito utilizados no mercado e que atendem aos escritórios de advocacia em geral. São eles:
Publicações
Verifica as publicações e, a partir de análise do teor pelo usuário, tem encaminhamento automático para o responsável da próxima tarefa.
Serviços
Organiza o fluxo de execução de um serviço e encaminha, de forma automática, para a execução ou revisão pelos responsáveis, alterando, de forma automática, o status do serviço após a sua conclusão.
Contrato de honorários advocatícios
Realiza uma análise das cláusulas do contrato de honorários advocatícios e define métodos de faturamento pelo responsável financeiro, enviando, posteriormente, para as pastas dos clientes de cada serviço.
Assim fica muito mais fácil iniciar a automação no seu escritório. Solicite demonstração hoje mesmo.
Texto retirado do site da Thomson Reuters
Comments