top of page
Buscar

O que é a automação robótica de processos (RPA)


A automação robótica de processos (do inglês RPA – Robotic Process Automation) é uma tecnologia baseada em robôs ou IA.


A automação robótica de processos (do inglês RPA – Robotic Process Automation) é uma tecnologia baseada em robôs de software (bots) ou em inteligência artificial que emula ações humanas para interagir com interfaces de programas existentes.


A tecnologia permite automatizar em alto volume tarefas manuais repetitivas e/ou compostas por vários passos, com estruturas bem definidas. Ela é indicada para situações que não exigem muita interpretação humana em dados não estruturados.


A RPA é particularmente eficaz em ambientes nos quais seja necessário fazer uma consulta em um programa e usar o resultado em outro, com rapidez e precisão bem maiores do que um usuário humano seria capaz.


Ao selecionar os processos de automação robótica, os especialistas recomendam priorizar cenários em que:

  • o processo seja bem definido;

  • as ações a serem automatizadas sejam repetitivas e frequentes;

  • os dados sejam estruturados e com valores bem detalhados, como em planilhas e tabelas.


A tecnologia tem potencial de redução de custos de 30% a 50%, sendo um investimento em inteligência que pode melhorar significativamente os resultados da empresa. É muito flexível e pode lidar com uma ampla gama de tarefas, incluindo replicação de processos e web scraping.


Existe uma grande variedade de soluções disponíveis, proprietárias ou de código aberto, com instalação local ou no modelo SaaS (software as a service). As soluções de código aberto, quando comparadas às ferramentas RPA comerciais, têm um custo inicial muito mais baixo, por causa do licenciamento do software. Por outro lado, podem requerer custos adicionais de implementação e tempo de preparação, além de criar uma necessidade de contar com a comunidade de código aberto para obter suporte e atualizações.


RPA pode ser uma estratégia interessante para reduzir custos e aumentar a competitividade de forma significativa. Portanto, o empresário deve entender como a IA e a robótica podem contribuir para seu negócio.


Texto retirado do site da Sebrae

Comments


bottom of page