top of page
Buscar

Descubra como ganhar tempo e eficiência com a digitalização do seu escritório de advocacia


Conheça as principais vantagens e oportunidades da digitalização e se destaque no mercado.


Apesar dos avanços, não é segredo que alguns escritórios jurídicos ainda ficam com o pé atrás quando se trata de tecnologia. Ainda bem que a maioria dos advogados já aceitam o fato de que a digitalização se tornou essencial para a sobrevivência de seus escritórios nos próximos anos.


Isso ocorre porque, atualmente, as estratégias de transformação digital são ferramentas necessárias para as empresas que precisam lidar com o fluxo crescente de informações.


Na prática, com o alto volume de dados, os escritórios de advocacia se tornam excelentes candidatos à digitalização no que diz respeito à automação de seus processos e fluxos de trabalho baseados em papel.


De fato, existem pelo menos 3 principais razões para que o seu escritório busque a sua digitalização agora mesmo. Confira!


3 razões para acelerar a transformação digital do seu escritório


Adotar um modelo de escritório de advocacia sem papel pode economizar tempo, recursos físicos e espaço de armazenamento. As razões a seguir podem ajudá-lo a criar uma estrutura de trabalho enxuta e aproveitar melhor todos os benefícios que o acompanham.


1. A tecnologia ajuda o seu escritório a atender mais clientes de forma mais eficiente


Não basta apenas aumentar um elevado número de clientes; é preciso ser eficiente em seus atendimentos e nos resultados. E a tecnologia jurídica, quando aplicada na digitalização, ajuda advogados e colaboradores a economizarem tempo e esforço ao automatizar processos como:

  • Acompanhamento de horas faturáveis, controle de horas de trabalho e aplicação de diretrizes de cobrança;

  • Revisão e encaminhamento de faturas;

  • Envio de notificações oportunas para manter os fluxos de trabalho no caminho certo;

  • Rastreamento, coleta e relatório de dados financeiros e de desempenho.

  • Acompanhamento de orçamentos e sinalização das suas variações.

As iniciativas de digitalização também garantem que todas as tarefas descritas sejam executadas de forma consistente, precisa e pontual. Isso evita interrupções futuras, economizando ainda mais tempo e esforço.


2. A digitalização contribui diretamente para a segurança digital de dados


Atualmente, violações de dados e ataques cibernéticos permeiam as manchetes do dia. O número de escritórios jurídicos reportando violação de segurança aumentou de 26%, em 2019, para 29% em 2020 – dados somente dos Estados Unidos, de acordo com o relatório ABA TechReport. O estudo também aponta que 36% dos escritórios sofreram uma infecção por vírus, spyware ou malware.


Com o aumento de cibercriminosos experientes e sendo os escritórios de advocacia alvos lucrativos, é preciso priorizar a segurança dos seus dados. E se levarmos em conta que equipamentos antigos e infraestrutura de TI obsoleta aumentam a vulnerabilidade e os riscos de se deparar com problemas de segurança digital, vemos a importância de se contar com uma solução jurídica de confiança (como as da Thomson Reuters) para assegurar a proteção de dados do seu escritório.


3. A modernização ajuda os escritórios de advocacia a atrair e manter os melhores talentos


Para grande parte dos escritórios jurídicos, a capacidade de atrair e reter talentos é uma das tendências que terão maior impacto nos próximos anos. As principais empresas estão construindo ambientes de trabalho habilitados para tecnologia, que atraem e capacitam os advogados de hoje.


Com a digitalização, seu escritório permitirá que seus advogados façam seu melhor trabalho, apoiando-se da tecnologia para:

  • Automatizar tarefas redundantes e de baixo valor que consomem sua paciência e entusiasmo;

  • Permitir conexões mais eficientes entre sistemas anteriormente isolados e, assim, conseguir rápido acesso a informações e recursos;

  • Analisar dados para descobrir os caminhos de trabalho mais rentáveis ​​a serem seguidos e as estratégias mais eficazes para fornecer serviços jurídicos.

Na prática, a digitalização dos escritórios permite a melhor distribuição de cargas de trabalho e alocação recursos com base em insights orientados por dados, não em políticas sem definição clara.


E à medida que mais advogados são incorporados ao ambiente de trabalho, aumenta-se a necessidade de remover as dificuldades criadas a partir de decisões imprecisas.


Com um ambiente de trabalho equitativo, sócios e gestores terão a tecnologia como insumo para tomar decisões baseadas em análises que criam experiências mais consistentes e uniformes em todo o escritório.


Ainda dá tempo de investir em um escritório jurídico digitalizado?


Claro que sim! Afinal, os escritórios de hoje não podem mais depender de tarefas manuais como controles de faturas e litígios, que exigem boa parte do tempo dos profissionais, mas que poderiam ser utilizadas em ações mais estratégicas.


Por isso que investir em um serviço automatizado que economiza tempo, amplia a eficiência nos resultados das tarefas e ainda promove a satisfação dos clientes é a solução para que a transformação digital do seu escritório conquiste muitos benefícios práticos e resultados positivos.


Em resumo, é seguro reconhecer que as vantagens e oportunidades oferecidas pela digitalização da gestão de escritórios de advocacia são inúmeras, desde sua eficiência de custos até um notável aumento de produtividade.


Texto retirado do site da Thomson Reuters

留言


bottom of page