top of page
Buscar

Como fortalecer o seu escritório em períodos de crise


A maioria dos escritórios iniciou o ano com um planejamento pronto e as melhores expectativas para executá-lo. Porém, uma pandemia mundial desestruturou o que estava previsto e o desafio agora está em se adaptar a este novo cenário. Em um momento de incertezas é importante tomar decisões estratégicas que irão refletir no seu escritório hoje e no futuro. Continue a leitura e descubra que as soluções que você busca estão dentro do seu escritório.


Assuma sua posição de líder


É comum em períodos de crise as pessoas desenvolverem sentimentos como medo e, até mesmo, alguns transtornos psicológicos. Segundo um estudo da UFRJ os casos de ansiedade e estresse mais que dobraram durante a pandemia. 

Por isso, em momentos como este o papel do líder é fundamental para passar confiança a sua equipe e fazer com que se sintam seguros em relação as suas decisões. A forma como o gestor reage às mudanças define o comportamento das outras pessoas dentro do escritório. Com a maioria trabalhando em home office, firmar uma relação de confiança é ter a garantia de que as funções continuarão sendo executadas, os processos se manterão ativos e a produtividade não será comprometida. 


Firme parcerias para a sua gestão


Vivemos um momento de retenção e firmar parcerias faz diferença na hora de reestruturar a sua gestão. Neste período de isolamento, onde o contato físico precisa ser evitado, a tecnologia se tornou a principal aliada para dar continuidade às atividades do seu dia a dia. Soluções como o Legal One™ da Thomson Reuters, que armazena dados em nuvem e leva a gestão do seu escritório para qualquer lugar, são ferramentas indispensáveis que possibilitam o trabalho remoto e contribuem para que o seu escritório passe por este momento com mais facilidade. 

Além disso, a pandemia intensificou a busca por conhecimento em meios digitais. Os Webinars são uma alternativa para manter a mente ativa e adquirir informações sobre sua área de interesse sem sair de casa.  O setor jurídico é um dos que mais sofreu mudanças. O Legal One™ está acompanhando estas transformações e levando até você por meio de conteúdo relevante. Toda semana encontre um novo tema jurídico em uma página exclusiva para Webinars. https://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/webinars.html


Avalie e valorize o potencial da sua equipe


Sua equipe irá definir como seu escritório irá se adaptar a esta nova realidade.  Você precisa destas pessoas para avançar com a sua gestão, portanto, precisa valorizá-las. Analise os pontos fortes e potencialize estes atributos. Se possível, ofereça incentivos financeiros e veja isso como um investimento. Segundo uma pesquisa realizada pela Right Management, colaboradores motivados são 50% mais produtivos, se envolvem e são mais comprometidos. O efeito dessas ações será visto na rotina de trabalho, pois em um ambiente colaborativo as tarefas fluem com mais facilidade. O escritório será beneficiado no presente e, ainda, colherá bons resultados no futuro. 

É apenas um momento. Você tem um futuro pela frente.


Ser otimista em um período de crise pode parecer contraditório, mas é necessário. 

Para quem gerencia um negócio é essencial focar nas oportunidades. Olhar sempre à frente, idealizando o futuro. 

Se você tem confiança em sua liderança, sabe definir os parceiros certos e desenvolve ações para engajar a sua equipe, o seu escritório terá um desempenho acima da média. O mercado jurídico não parou e você também não pode parar. Por isso, defina suas estratégias e posicione-se, afinal, o futuro acontece para quem está preparado. Você está?


Texto retirado do site da Thomson Reuters

bottom of page