Buscar

Como comunicar mudanças em seu escritório de advocacia


A cultura corporativa é o que faz uma empresa crescer. É colocando valores de prosperidade e desempenho nos hábitos internos da rotina de trabalho que conseguimos consolidar as mudanças. Por isso, é tão importante que a transformação digital seja um valor cultural dos escritórios de advocacia do futuro.

Mas, embora a tecnologia legal tenha muitos benefícios, também é verdade que incorporá-la pode apresentar obstáculos. Portanto, é importante usar técnicas de gerenciamento de mudanças para garantir sucesso deste tipo de projeto.

A questão é: como comunicar esse conceito aos seus colaboradores?

Se você pensa em implementar em seu escritório de advocacia uma cultura baseada em tecnologia legal, o primeiro passo é comunicar a importância deste projeto com eficiência para o seu time. Neste artigo, explicamos como fazer isso.

Continue lendo!

Como comunicar a mudança de tecnologia legal de seu escritório de advocacia

Ao comunicar as mudanças existem alguns pontos-chave a serem lembrados:

  • Certifique-se de que sua comunicação seja eficaz: seja aberto, honesto e claro. Qualquer esforço para amenizar a situação fará parecer que você está tentando esconder algo. Em vez disso, ser transparente sobre as mudanças previstas e explicar o porquê ajudará a conquistar o respeito de sua empresa.


  • Comunique de cima para baixo: inicie a comunicação da posição de nível mais alto e, em seguida, converse com os parceiros e, depois, com os associados. Cada posição de nível superior pode discutir a mudança com mais detalhes para aqueles que estão subordinados a ela. Isso é eficaz, pois os líderes podem fornecer detalhes mais aplicáveis ​​àqueles que os apoiam diretamente.


  • Considere os cargos: nem todas as informações são relevantes para todos os cargos. Comunique a mudança a todos em um nível geral, mas forneça detalhes e recursos específicos para os mais afetados pela mudança. Isso demonstra que você está comprometido com aqueles que experimentarão as maiores mudanças sem sobrecarregar os outros.


  • Use vários canais: certifique-se de que a informação seja compreensível para todos. Use e-mails, apresentações, vídeos e questionários com respostas abertas para que todos possam aprender sobre as mudanças da maneira mais eficaz para eles.


Manter esses pontos em mente ajudará a facilitar a transição para seus funcionários. Além disso, esse cuidado também mostrará seu investimento neles, considerando sua situação e opiniões únicas.


O que incluir em sua comunicação

Além de comunicar a mudança com eficiência, é importante saber quais detalhes incluir em sua mensagem para que seja clara e direta, com foco em seus funcionários. Para fazer isso, considere os seguintes pontos.

A visão

Criar uma visão permite que os funcionários tenham uma ideia melhor de como será seu trabalho após a mudança. Para demonstrar sua visão, considere responder como a organização está operando atualmente e de que maneira a nova solução mudará esse processo.

Além disso, conecte esses pontos com a motivação por trás da mudança. Os funcionários terão uma visão completa do que está acontecendo e isso os ajudará a enxergar os benefícios.

Os benefícios

Os funcionários desejam saber quais benefícios estão obtendo. Eles provavelmente enfrentarão desafios ao fazer a transição para uma nova solução, o que exigirá mais tempo e esforço, além de sua carga de trabalho normal. Comunicar os benefícios às pessoas e à organização ajudará os funcionários a se relacionarem.

O processo geral de mudança

Os funcionários querem saber exatamente como seu trabalho diário será afetado por essa mudança. Explique passo a passo o que vai acontecer e quando. Fornecer mais detalhes ajudará os funcionários a se sentirem mais confortáveis ​​com o processo, pois eles sabem o que esperar.

O que eles precisam fazer

Após descrever o que acontecerá, indique aos funcionários se eles precisam realizar alguma ação específica. Isso levará a menos confusão e atrasos na implementação. Além disso, certifique-se de que os funcionários façam perguntas e busquem ajuda quando necessário para aliviar o estresse.

Muitos escritórios de advocacia estão promovendo mudanças ao adotar novas soluções de tecnologia legal. Certifique-se de preparar, liderar e apoiar seus funcionários, sabendo como e o que comunicar. Após determinar seu plano inicial para comunicar a mudança à sua equipe, considere incluir mais detalhes de sua estratégia de tecnologia.


Texto retirado do site da Thomson Reuters