Buscar

A retomada: construindo um amanhã para a prática jurídica


O ano de 2020 foi de profundas transformações para os escritórios de advocacia. Quer ter mais inovação e produtividade em 2021? Então não deixe de ler este post!


O Google divulgou quais foram os assuntos que os brasileiros mais buscaram no ano de 2020 e não foi nenhuma surpresa que os principais temas estavam ligados à pandemia do COVID-19.

Os mais diversos desafios também chegaram aos escritórios de advocacia, principalmente os ligados à transformação dos hábitos trabalhistas. Foi preciso se transformar e adaptar - e os impactos foram os mais diversos.

2021 promete ser um ano de retomada, onde inovação e produtividade serão obrigatórias tanto para advogados como para a prática jurídica como um todo. Será necessário também um maior foco na experiência do cliente, com ênfase na agregação de valor e no oferecimento de serviços e soluções abrangentes.

Conheça, neste post, como retomar a força de trabalho, reinventando a maneira de trabalhar durante neste ‘novo normal’.


Para novos tempos, novas medidas

Assim como a maior parte do mundo, os escritórios de advocacia também fizeram a transição para um ambiente de trabalho em casa, dependendo mais do que nunca da tecnologia para aumentar a eficiência e conectar tanto colaboradores quanto clientes.

A mudança para o digital tem sido mais fácil para as organizações que já investiram em soluções tecnológicas e ferramentas de colaboração ao longo dos últimos anos.

A vida tenderá a ser bem diferente quando a pandemia for embora. E, inclusive, o coronavírus introduzirá uma nova divisão histórica: Antes do vírus (AC) e Depois do vírus (DC).

A retomada da economia está prestes a começar. Como então continuar a adaptar-se aos novos tempos?


Dica 1: Levar a sério a transformação digital jurídica

A transformação digital na indústria jurídica significa digitalizar todos os aspectos da experiência jurídica, incluindo entrega de serviços, processos, colaboração de equipe e envolvimento do cliente.

A velocidade e o fluxo de trabalho no escritório de advocacia tradicional podem parecer insuficientes comparados ao ritmo e à satisfação instantânea que os consumidores esperam das ferramentas digitais do mundo atual.


Dica 2: Continuar investindo na colaboração e na comunicação

Devido principalmente às restrições aos movimentos, os escritórios de advocacia também estão adotando tecnologias para se comunicarem com eficácia. E espera-se que as bancas aumentem a disponibilidade de opções de trabalho remoto, principalmente durante a crise.

Uma vez que os clientes esperam um serviço instantâneo e personalizado com proficiência digital, será necessário adotar soluções de tecnologia e melhores práticas que facilitem a comunicação a qualquer hora e em qualquer lugar.


Dica 3: O fortalecimento do trabalho remoto

Durante o ano de 2020 a forma de exercer a advocacia e o que significa ser advogado mudou profundamente. E essa transformação é evidente tanto em termos de estar conectado ao escritório em todos os momentos quanto à capacidade de acessar informações a qualquer hora e de qualquer lugar.

Impulsionados por essa conectividade, os longos dias no escritório estão permitindo arranjos mais flexíveis. O trabalho remoto no setor jurídico agora se tornou uma possibilidade devido às tecnologias emergentes.

Foi a prova de que é sim possível trabalhar em casa. E essa tendência tem tudo para continuar durante o ano de 2021, mesmo depois da imunização da população.


A importância da tecnologia na produtividade dos escritórios de advocacia

Não é nenhum segredo que a tecnologia está mudando a cara da prática jurídica.

Os robôs revolucionam o atendimento ao cliente, enquanto a pesquisa por voz transforma a pesquisa na Internet. A inteligência artificial é capaz de realizar um número crescente de tarefas jurídicas que levam a uma maior produtividade dos advogados, desde a pesquisa à revisão de documentos, entre outras funções.

Essa tecnologia, inclusive, é capaz de levar inovação à gestão em questões como análise jurídica, revisões de contratos, previsão do resultado de litígios e até o faturamento eletrônico.

Novos desafios surgem à medida que o mercado de tecnologia se diversifica. Os escritórios de advocacia precisam buscar soluções digitais mais adequadas que proporcionem ROI e maximizem os orçamentos. Quando utilizadas em conjunto com um software jurídico, essas tecnologias geram inovação e fazem ainda mais.

A adoção de um sistema jurídico é capaz de trazer a gestão automatizada e segura do seu escritório de advocacia, trazendo todas as operações para um único lugar, otimizando tempo, ganhando eficiência e produtividade para evoluir no mercado do Direito.


Texto retirado do site da Thomson Reuters

Rua Arnóbio Marques, 253 - Empresarial Camilo Brito, Sala 1505

Santo Amaro, Recife - PE

(81) 3040-3242  contato@msmconsult.com.br

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco