Veja como a análise de dados lhe dá os insumos necessários para a construção de relatórios detalhados que irão apoiar nas tomadas de decisão do seu escritório.
Vivemos a era da tecnologia e os dados possuem alto valor no mercado, pois revelam de forma precisa a realidade de cada área. No ramo da advocacia, realizar a coleta destes dados e fazer uma boa análise ajuda a melhorar os processos dentro do escritório jurídico.
A jurimetria ajuda no embasamento dos gestores para que eles possam, de forma assertiva, otimizar recursos, aprimorar estratégias, além de melhorar a gestão financeira e do tempo, tão importante na vida do advogado.
As estatísticas podem auxiliar o profissional da advocacia a alcançar uma compreensão mais ampla do contexto jurídico. Desta forma, por meio da análise de dados, o advogado do futuro oferece soluções mais precisas e conquista resultados satisfatórios, alcançando vantagem competitiva no mercado.
Mas o que é jurimetria e qual a importância dela para a prática jurídica? A seguir, veremos muito mais que o seu conceito, mas todas as funcionalidades e vantagens que o uso da tecnologia e análise de dados traz para a rotina de trabalho do escritório de advocacia.
O que é jurimetria?
Em suma, Jurimetria é a área jurídica que analisa dados e apresenta aos advogados estatísticas e probabilidades que podem ser utilizadas para embasar teses e argumentos, auxiliando na tomada de decisões.
Como o próprio nome sugere, são métricas jurídicas (juri+metria) que analisam os mais variados campos do Direito. Por exemplo, qual a tendência das decisões de um colegiado sobre um respectivo tema? Ou ainda, qual o tempo médio do andamento de um processo judicial em determinada comarca? Além disso, outros dados importantes podem ser analisados para que seja montada a estratégia mais eficaz para cada caso. Ou seja, há várias as possibilidades de aplicação da Jurimetria para a gestão do seu escritório.
Qual a importância da jurimetria para a prática jurídica?
Com o avanço do uso da tecnologia nos escritórios jurídicos e o advento do processo eletrônico, a jurimetria tem sido cada vez mais utilizada. A produção de um banco de dados, facilitada também pela inteligência artificial, permite extrair e cruzar informações públicas disponíveis nos tribunais. Tudo isso, auxilia na transformação de dados em informações para apresentar relatórios detalhados sobre determinados temas.
A produção de um banco de dados permite a extração e cruzamento de informações para apresentar relatórios detalhados.
Os dados levantados por sistemas contribuem para que os advogados apresentem, de forma categórica, as possibilidades e prognósticos mais próximos à realidade do cliente. Assim, aumentam as chances de êxito no processo judicial.
A estratégia parece promissora, mas complicada? Calma! Não é assim tão difícil quanto parece. Além disso, a Thomson Reuters e o Visual Law ajudam você neste processo de desenvolvimento do conhecimento.
Como a jurimetria se relaciona com o Visual Law?
A relação entre os dois é simples. Enquanto a Jurimetria fornece os dados que o escritório jurídico necessita, o Visual Law propõe uma abordagem mais simples e intuitiva dos materiais jurídicos.
Jurimetria e Visual Law se complementam. Os dados gerados se tornam gráficos e, quando agrupados, resultam em infográficos que passam a informação ao advogado. Contudo, sistematizar estas duas técnicas é um trabalho complexo. Sabendo disso, a Thomson Reuters, em parceria com a Juristec+, criou o Legal One Analytics, a primeira plataforma jurídica de Business Intelligence do Brasil.
A aplicação da jurimetria pelo Legal One Analytics
O Legal One Analytics tem como propósito transformar dados em informações. O sistema integra as mais avançadas soluções de análise de dados em conjunto com a inteligência jurídica, proporcionando eficiência no gerenciamento do seu escritório jurídico.
O acesso ao Legal One Analytics viabiliza o uso de dados para análises, proporcionando ao advogado um raciocínio lógico nas tomadas de decisões, tornando-as mais seguras e eficazes. Tudo isso por meio de ferramentas de fácil manuseio, que possibilitam explorar, organizar e criar dashboards de indicadores e gráficos jurídicos.
Desenvolva um raciocínio lógico para as tomadas de decisão do seu escritório de forma mais segura e eficaz com o Legal One Analytics.
Informações como “Quais comarcas possuem maior índice de condenação” ou “Qual o valor recebido no mês com o recebimento de acordos”, além de outras, ficam acessíveis com poucos cliques.
Confira algumas das vantagens geradas pelo Legal One Analytics para o escritório jurídico:
Embasamento na tomada de decisões;
Autonomia na gestão de dados e visão analítica;
Ampla visão dos processos realizados;
Inteligência jurídica disponível para os clientes.
Agora que você conhece as possibilidades da Jurimetria e do Visual Law, já pode colocar estas metodologias à disposição do seu escritório de advocacia por meio do Legal One Analytics.
Texto retirado do site da Thomson Reuters
Comments