top of page
Buscar

A importância da informação confiável


Ter acesso a informações confiáveis é essencial para os profissionais jurídicos. Mas onde encontrar conteúdos críveis sobre o Direito? Confira aqui.


Sem dúvida, a tecnologia facilitou o acesso e a distribuição de informações. Só que facilitar este acesso também fez crescer o número de pessoas, plataformas e fontes de disseminação destes conteúdos, que nem sempre são verdadeiros, acarretando no crescimento de divulgação de notícias falsas conhecidas como fake news.


Inclusive, é difícil encontrar alguém que já não tenha se deparado com uma notícia falsa em sua vida. Só que para os profissionais jurídicos, esse fator é extremamente preocupante, pois uma informação falsa pode prejudicar todo o trabalho de um processo ou consultoria.


Diante disso, como saber em quais informações confiar? Onde encontrar informações atuais e críveis? Continue a leitura para descobrir.


Os desafios de se encontrar conteúdos com credibilidade


Saber se a informação que você consome é – ou não – confiável, não é uma tarefa fácil; ainda mais nesta internet inclusiva e aberta para todos expressarem suas opiniões e produzirem seus próprios conteúdos.


Acontece que esta troca de informações ganhou dimensões que, há algum tempo, nem poderíamos imaginar – já que no passado ela estava, na maioria das vezes, sob responsabilidade de grandes empresas de comunicação e, em poucos anos, a tecnologia fez com que a quantidade e a diversidade de informações trocadas crescessem de forma incontrolável e impossível de se acompanhar.


Por isso que hoje vivemos em uma Era repleta de dados e de informações – sejam elas de qualidade ou não. E para garantir que você está consultando conteúdos seguros, é importante seguir as quatro dicas a seguir:


  1. Confira se o site é seguro: com a quantidade de informações falsas disseminadas na internet, é importantíssimo conferir se o site ou portal em que você está consultando a informação é realmente seguro e confiável;

  2. Investigue a fonte: sempre se pergunte sobre quem está dizendo isso? qual é a motivação? de onde este dado foi retirado? É importante conhecer se quem está oferecendo a informação tem conhecimento no assunto e não traz vieses em sua comunicação.

  3. Busque outras informações: olhe outros sites que você conhece e sabe que também são confiáveis; cheque se esta informação também está sendo compartilhada lá e se não há nenhuma incoerência entre as mensagens.

  4. Entenda todo o contexto da informação: sempre leia toda a informação disponível, cheque a data de publicação e informações específicas para ter certeza de que você está entendendo a informação da forma correta, em seu contexto original e sem distorções.


A importância de ter informação confiável para a tomada de decisão na área jurídica


Um dos maiores desafios no meio jurídico é descobrir quando uma informação tem ou não credibilidade. Por isso que ao fazer pesquisas de doutrinas, opiniões, pareceres e jurisprudências, é necessário redobrar os cuidados em relação às fontes utilizadas.


Ao utilizar um buscador comum de informações como Google, Bing ou outros, serão exibidas milhares de páginas e resultados, com informações e dados questionáveis e inconsistentes. E eles exigem que você desenvolva um olhar crítico e analise os resultados apresentados para garantir o acesso a informações confiáveis.


Mas se você contar com ferramentas de pesquisa e de plataformas que produzam conteúdos e notícias reconhecidamente confiáveis, atualizadas e voltadas ao público da área jurídica, como a Revista dos Tribunais Online, você poupa seu tempo e não corre riscos de ter seu trabalho prejudicado por informações não confiáveis.


Assim, decisões de Tribunais, atualizações da legislação e jurisprudência, notícias sempre atualizadas sobre o país e o mundo, entre outros, podem ser facilmente encontrados para fomentar a construção de argumentos e tomada de decisões dos seus profissionais com agilidade.


Texto retirado do site da Thomson Reuters

Comentários


bottom of page