Buscar

3 maneiras pelas quais os insights de dados melhoram a preparação do seu processo legal


No dia a dia, a preparação para um processo legal pode ser um desafio. Neste artigo, vamos apresentar 3 dicas para reduzir o impacto dessa organização.


Normalmente as últimas semanas antes que antecedem um importante julgamento no tribunal são bem difíceis, podendo ser bastante agitadas para os advogados e sua equipe de apoio. Entender como e por que você deve usar os insights de dados pode elevar não apenas seus preparativos de caso atuais, mas sua prática geral.


De fato, existe uma grande responsabilidade e uma enorme pressão que pode ter um impacto considerável nos procedimentos do julgamento e no seu resultado. Cada detalhe do caso deve ser devidamente monitorado e estudado a fim de garantir que os procedimentos a serem usados sejam bem administrados.


Mesmo os advogados mais experientes podem achar este período extremamente exigente e extenuante para sua mente e corpo. Mas é possível minimizar os impactos de uma fase de preparação, sem colocar em risco a qualidade e eficiência do processo legal.


Use a tecnologia de pesquisa jurídica a seu favor


A inovação levou à introdução de importantes recursos a serem utilizados na preparação e apresentação para advogados. O uso de insights de dados, gerado por ferramentas de pesquisa jurídica, permite que um advogado se prepare bem para cada julgamento.


Adotar soluções de tecnologia de pesquisa jurídica significa reduzir o tempo de preparação quase pela metade. Na verdade, o número de jurados que esperam casos e evidências a serem apresentados usando esses meios está aumentando consideravelmente.


Alguns profissionais do Direito ainda não usam tecnologia nem perto do nível que poderiam estar. Com os vários benefícios que a inovação tecnológica traz, os advogados devem considerar incorporá-la em sua prática profissional diária, tanto quanto possível.


Na prática, cada advogado tem sua própria maneira de se preparar para um julgamento. Porém, com a tecnologia cada vez mais integrada à prática jurídica, faz total sentido utilizá-la como um importante recurso de pesquisa e fonte de insights de dados que possa facilitar na preparação do seu processo legal.


Para facilitar na fase de organização, separamos três dicas úteis de como os advogados podem ser eficientes e eficazes em sua preparação para o julgamento. São sugestões que ajudam a organizar seus processos, com base em tecnologia de pesquisa jurídica e insights de dados de maneira a garantir que eles tenham um controle firme sobre o andamento do caso.


Essas dicas também vão ajudar os advogados a produzir consistentes argumentos que os auxiliarão a apresentar um caso forte e fazer com que as decisões sejam a seu favor.


3 maneiras pelas quais os insights de dados melhoram a preparação do seu processo legal


Vamos dar uma olhada nas três principais maneiras pelas quais os dados podem ajudar.


1. Economize tempo e dinheiro: invista em ferramentas de pesquisa jurídica


A pesquisa é sem dúvida uma das coisas mais importantes que você pode fazer para se preparar para um caso. Como sabemos muito bem, esse é um trabalho árduo e demorado. E o que você mais deseja é maximizar seu tempo e operá-lo da forma mais eficiente possível.


As ferramentas de pesquisa jurídica ajudam a descobrir autoridade altamente relevante que, de outra forma, poderia ter perdido. Por sua vez, ter essa lista com curadoria de autoridades relevantes cria um processo mais eficiente, economizando tempo, esforço e custos contábeis.


Com o tempo economizado em pesquisa, você pode se concentrar em outras áreas importantes do seu caso.


2. Obtenha uma vantagem competitiva: observe as percepções de dados do seu advogado oponente


Com a preparação, vem um elemento de antecipação: como o advogado da oposição abordará o caso?


Vale sempre destacar que nessa fase de preparação do seu processo legal é importante saber quem é o advogado oponente, suas estratégias e resultados em casos anteriores. Ter uma visão baseada em dados é mais importante do que apenas conversas no escritório.


O conhecimento baseado em dados o ajudará a entender como preparar melhor sua própria estratégia.


Isso não apenas pode ajudá-lo a antecipar melhor a abordagem de seu oponente, mas também possibilita ser atraente para clientes em potencial. Usar e entender os dados pode mostrar aos clientes que você não só prioriza se manter atualizado com a tecnologia, mas também a usa para criar uma vantagem competitiva.


Quanto mais informações você puder reunir sobre o assunto jurídico à frente, mais à vontade poderá colocar seus clientes em termos de definição de expectativas e identificação dos próximos passos.


3. Fortaleça seu caso: use insight de dados gerados por tecnologia de pesquisa jurídica para conhecer o histórico dos juízes


A eficiência é crucial, mas a força da preparação do seu caso é igualmente importante.

Uma maneira de preparar um argumento forte é examinar o histórico de decisões dos juízes. O insight de dados pode fornecer informações que podem influenciar a maneira como você aborda o desenvolvimento de sua estratégia.


Usando uma ferramenta de pesquisa jurídica como Legal One Analytics você pode ver como um juiz decidiu no passado. Ela fornece, por exemplo, insights de dados sobre em que casos os juízes atuaram anteriormente, tempo médio para emitir uma sentença, além de experiências sobre determinados tipos de caso.


Conforme você constrói e prepara seu caso, os insights baseados em ferramentas de pesquisa jurídica o ajudam a criar uma abordagem segura. Após ter acesso a essas informações, você terá uma preparação sólida e assertiva em todos os seus processos.


Reúna dados e faça uma preparação assertiva em todos os seus processos


No setor jurídico, como em quase todos os outros segmentos do mercado, o acesso à tecnologia de pesquisa jurídica tem sido fundamental.


Além de ter importantes insights de dados, saber como usá-los de forma estratégica se tornou um diferencial competitivo. Obviamente, a preparação de um processo legal é apenas uma das muitas áreas em que os dados são úteis, podendo ser o pontapé inicial para várias iniciativas.


Veja como os insights de dados gerados pela ferramenta de pesquisa jurídica Legal One Analytics podem colocá-lo no caminho certo.


Descubra uma maneira mais eficiente de pesquisar


Tecnologias de pesquisa jurídica economizam tempo, compartilham experiências e tem como base tecnologia de última geração que ajuda a realizar suas atividades jurídicas de forma precisa e segura.


Texto retirado do site da Thomson Reuters